domingo, 13 de abril de 2014

A química também na cozinha!

Como sempre digo aos meus alunos, a química não acontece apenas em laboratórios de ciências, mas em toda parte e o tempo todo, como, por exemplo, e especialmente, na cozinha. Ao prepararmos um alimento estamos realizando experimentos científicos e reações químicas estão ocorrendo.
A propósito, o alimento é sagrado. É quem fornece a energia para a vida e, para tanto, um ser vivo, animal ou vegetal, foi sacrificado para ir para o nosso prato. Ele não deve ser desperdiçado e deve ser preparado e consumido com muito respeito e amor.

5 comentários:

  1. Concordo! Alimento é sagrado sim, e não deve ser desperdiçado e nem preparado com raiva ou sem vontade. Por isso, é que vemos pessoas que sempre fazem uma comida boa, da mais simples a mais complexa e que procuram criar coisas novas, aproveitando bem todos os ingredientes.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer que o alimento foi um ser vivo que deu sua vida para nos manter vivo, e uma vida, seja ela qual for, até de um vegetal, tem que ser valorizada e respeitada.

    ResponderExcluir
  3. A química na cozinha é algo muito legal. Verificar a transformação dos alimentos, as composições e etc.

    Também é muito bom inventar e perceber que podemos fazer coisas deliciosas...!!!!

    ResponderExcluir
  4. ....e degustar depois os quitutes né??? rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Detestava a cozinha kkk, depois que me envolvi com a química e dela tive que me separar a cozinha virou um cantinho ótimo, nada melhor do que alguém me dizer que o meu pudim é melhor do que o da minha mãe hahahaha

    ResponderExcluir