domingo, 13 de abril de 2014

Máquinas do tempo, é possível?

Em uma aula, explicando os vários tipos de energia que existem, e dando ênfase à energia vital, a energia química que retiramos de outros seres vivos dos quais nos alimentamos para nos mantermos vivos, um aluno perguntou-me duas coisas interessantes, e eu adoro quando eles fazem estas perguntas meio metafísicas; "Prof, vc acredita em vida após a morte? "vc acredita que possa existir máquinas do tempo?" .. respondi, com todo o cuidado, que sim..que acredito em vida após ..a vida, e como para que sejamos bem entendidos devemos dar um exemplo após uma afirmação; dei-lhe oq ilustra a minha forma de acreditar em vida após a vida; se olharmos para o céu estrelado, podemos ver estrelas que estão tão distantes que leva eras para que a sua luz chegue à Terra. Quando a luz de algumas dessas estrelas chegar aqui, elas já estarão mortas, e vemos somente o "fantasma" dessas estrelas. Vemos a sua luz, a expressão de sua energia, mas o corpo delas já pereceu. E quanto a segunda pergunta deste meu aluno, bem; o que são os telescópios senão máquinas do tempo, já que são equipamentos que nos permitem enxergar o passado? Em um segundo a luz viaja 300 mil quilômetros, e isto é aproximadamente a distância entre a Terra e a lua, logo, ela está a cerca de um segundo luz distante de nós, então, quando vc olhar para a lua, estará vendo um segundo no passado. Espero que este meu aluno, e os demais que ficaram atentos e intrigados ouvindo a explicação, tenham entendido, mas, mesmo que não tenham entendido perfeitamente, deve ter ficado pelo menos uma inquietação, que é o primeiro passo para se fazer ciência.

2 comentários:

  1. Adoro quando a ciência tenta responder a algumas polemicas ou tenta dar resposta a alguns mistérios. Viajar no tempo, rejuvenescer.... qual cientista nunca pensou nestas possibilidades? rsrsrsrsr! Viva a ciência !!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro. É uma viagem!!!!! para mim, muito prazeroso sempre adquirir conhecimento, e esta paixão eu tento sempre passar para os alunos.. é tarefa árdua, mas vale a pena.

    ResponderExcluir